quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PROJETO AFRICANIDADES: educando pela diferença para a igualdade


A ausência da História Africana é uma das lacunas nos sistemas educacionais brasileiros. Com isso, existe um processo de criação de credos sobre a inferioridade do negro, do africano e dos afro descendentes. Visto termos uma ampla abordagem da história européia, a ausência da história africana nos currículos, induz a idéia de que ela não existe, que ela não faz parte do conhecimento a ser transmitido.

Em 2003 foi criada com o objetivo de corrigir esse déficit histórico, a Lei 10.639 que estabelece a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira. Além da inovação propiciada pela referida lei, o contexto social e econômico dos alunos da escola pública e a forma como se relacionam com os mitos das desigualdades étnicas, culturais e sociais, tornam mais importante o auxílio ao jovem à socialização e ao aprendizado referente à convivência com as diferenças e o respeito pelo outro.

Nesse ponto, o conhecimento contribui para que o indivíduo possa compreender o mundo em que vive e se ver como parte da história. A partir do conhecimento da história da cultura Africana e suas relações no desenvolvimento da cultura Brasileira, o aluno pode despertar para uma valorização do negro, para a compreensão da miscigenação e perceber o preconceito como fruto do desconhecimento e da baixa-estima que reforça as desigualdades entre todos.

Assim, justifica-se este projeto na medida em que ele objetiva valorizar a cultura negra como elemento construtor da sociedade brasileira e com isso buscar o resgate da auto-estima dessa população excluída estimulando atitudes éticas dos alunos e o respeito pelas diferenças e reconhecendo o valor da contribuição da cultura africana na formação étnico-racial brasileira.

Turmas, Subtemas e Orientadores


200 -  Afro-brasileiros na sociedade brasileira; Racismo; (Adegilsone e Helena)

201 - Mama-África: berço da humanidade; Arqueologia; Egito; (Sylda e Fátima Barroso)

202 - Riquezas naturais; (Wallace e Estevam)

203 - Cores e Artes dos povos africanos; (Joaquim e Izabel)

204 - Herança cultural; Dança (Ana Maria e Fátima Barros)

205 - Religiosidade e filosofia Afro (Pedro e Zé Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário